quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Oficina Eletrosul - Fontes de energia


Nas aulas de Geografia da Profª Sandra Rosângela Mattos Nimitti, comas turmas de 7ªs séries e 6ª série, forma desenvolvidos conteúdos sobre as principais fones de energia e energia disponível no território brasileiro.

Para tanto foi feito um debate inicial sobre o que é fonte de energia e qual a sua importância em nossas vidas.

Realizou-se a leitura de textos no livro didático sobre as fontes de energia, quais são, onde encontramos, quais as abundantes e as que encontramos em menor quantidade em nosso território.

A Energia elétrica, foi a mais discutida e questionada, já que em nossa região esta sendo construída a Usina de Energia Elétrica Passo do São João, que atinge tanto terras do município de São Luiz GOnzaga, quanto Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales e Rolador.

Durante os vários debates forma discutidos a importância da energia, suas implicações, o impacto causados na natureza e também sobre as famílias que precisaram ser retiradas de suas terras, e a consequente diminuição da cadeia produtiva, pois a maioria das famílias rumaram para as cidades da região, abandonando a agricultura e provocando a diminuição na produção de alimentos, algo que julgamos ser grave para a humanidade, assim como desmatamento.

A natureza por si só é lenta na recuperação de seus ambientes, e os próprios animais acabarão tendo que adaptar-se em novos locais.

A turma da 7ª série 01 confeccionou cartazes sobre os vilões ( TV, geladeira, chuveiro, lâmpadas) no consumo de energia elétrica, mas que podem ser controlados se seguirmos algumas dicas de consumo consciente.

O trabalho desenvolvido pelos alunos foram apresentados aos professores, direção da escola e aos Biólogos da Eletrosul, responsáveis pela oficina.



Depoimentos dos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.