segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana Farroupilha



No dia 20 de Setembro de 1835, na Ponte do Azenha, em Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, começava a Guerra dos Farrapos, ou a Revolução Farroupilha, com os republicanos (Maragatos) fazendo uma emboscada para os conservadores (Chimangos).

O Rio Grande, nesta época, mais do que o habitual, se veste de cultura e predomina nas ruas o lenço encarnado, vermelho, cor dos Maragatos que na teoria foram vencedores de uma guerra que, no papel, nunca teve fim nem vencedor, por onde quer que neste país haja um gaúcho. Estamos na Semana Farroupilha.

O motivo predominante que desencadeou a rebeldia dos gaúchos para o império era o aumento das taxas de importação do sal deixando o seu principal produto, o charque, mais caro, sendo mais barato para os fazendeiros mineiros o comprarem lá fora, nos países latinos, tal produto importante na alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações de café – na época, principal produto de exportação brasileiro.

Fonte: Blog do Becher

Nossa escola não ficou fora destas comemorações. A escola está recheada de trabalhos desenvolvidos nestas semanas contextualizando a Revolução Farroupilha.


Nesta sexta-feira dia 18 de setembro, nossa escola estava organizada com muitas atividades festivas, ricamente organizadas para esta tarde.

Começamos com as turmas dos 2ºs anos da Profª. Shirlei e da Profª. Andréa, que organizaram uma aula sobre música, tradições gaúchas, indumentárias e histórias de antigamente, com convidados muito especiais, o CASAL JOSÉ TRINDADE E SUA ESPOSA TITA
E O GAITEIRO SIMÃO.

Aconteceram também atividades de artes, com a organização da Profª. Rejane da Biblioteca, envolvendo os símbolos gaúchos.







Depois de um delicioso carreteiro e salada, servidos por nossa Merendeira Madalena e auxiliado pela Dnª Eva, tivemos diversas apresentações na tarde. As crianças foram organizadas no saguão da escola e recebidas pela nossa Vice-Diretora Fátima.
Na abertura do evento artístico, tivemos a turminha do 2º ano 01 da Profª Andréa, que apresentaram a música TATU - do autor Barbosa Lessa.



Na continuação a turminha do 2º ano 02 da Profª Shirlei apresentou a dança do PEZINHO.



E para finalizar as apresentações, contamos com a Profª Simone, com sua turminha do 3º ano, que entoou muito bem o nosso Hino RioGrandense.



Depois das apresentações os alunos assistiram a um desfile dos colegas e professores pilchados, dança das cadeiras, e finalizamos com um baile campeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.