quinta-feira, 4 de junho de 2009

PROERD


Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência

As duas turmas de 4ª séries da escola estão participando do PROERD. O Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.

A ênfase deste guia está em auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que influenciam a experimentar álcool, drogas ou mesmo se engajaram em atividades violentas.

O programa oferece estratégias preventivas para reorçar os fatores de proteção, em especial referentes à familia, escola e comunidade que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

O Proerd é organizado em 17 lições de 45 à 60 minutos a serem ministrados obrigatoriamente pelo policial militar, fardado com aividades extras sugeridas e integradas em outras aulas dadas pela professora. O policial militar é especialmente treinado e designado a uma escola, uma vez por semana, por um semestre para conduzir as aulas às 4ªs séries do Ensino Fundamental; oferecendo assuntos como saúde, violência e estudos sociais, literatura e outros. O professor mantém um papel de apoio à classe enquanto o policial militar esta em sala.

Um importante elemento do Proerd é o uso de líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciarem os demais. Constatou-se que fatores sociais e protetores ligados a família, escola e comunidade, fortalecem esta resistencia nos jovens, em outras palavras "a capacidade de crescerem de forma independente e saudável" apesar das contradições adversas.

Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, auto-estima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida, independência, alternativas positivas do uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

Como defensor das crinças, o Policial Militar (PROERD) e o professor devem trabalhar em colaboração para assegurar que os problemas, questões e dúvidas das crianças sejam resolvidos e respondidos a tempo e de forma apropriada. O instrutor Proerd não tem a missão repressiva no esabelecimento de ensino. Sua missão é de prevenção; deve ser colocada como prioridade 1. Deve noificar a polícia militar ou judiciária, ou tomar atitudes em casos, que se não o fizer ocorrerão prejuizos maiores às crianças.

Profª Irene Guerreiro
4ª série 2
Policial Militar do Grupo da Escola - Policial IVO

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


Quer saber mais sobre o programa?
Acesse o site

Fonte:
Texto - Livro Proerd - O Instrutor


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.