terça-feira, 28 de abril de 2009

Parada da Leitura

Repensar práticas pedagógicas diante da realidade apresentada pelos alunos:
  • Dificuldade de leitura = dificuldade de compreensão e construção do conhecimento.
  • Dificuldade para expressar-se atraves da escrita não cumprimento de tarefas e indisciplina.

Objetivo: Ampliar espaços de leitura na escola em todas as disciplinas sobre os diversos assuntos.

Metodologia: leitura silenciosa dos alunos, professores e funcionários.

Duração: 15 minutos de leitura e 15 minutos de produção textual.

Produção textual: a partir de cadernos de redações, realizar relatos daquilo que foi lido.

Material: Caixa de leitura.

Temas: De acordo com cada disciplina.

Depois da leitura:
  • Exigir organização no caderno;
  • Destacar problemas de ortografia (uso de maiúsculas, pontuação, parágrafos, estrutura do texto);
  • Usar dicionário;
  • Produzir resumos (escrever o que entendeu);
  • Reescrever textos;
  • Expor cartazes;
  • Expor trabalhos dos alunos.
Importante: Falar sobre a importância da leitura.

Lembre-se:
A Parada da Leitura deve valorizar o raciocínio, a argumentação e a opinião pessoal.


Transforma-a num bem universal !
A tua prática forma cidadãos, pessoas de bom coração, pessoas de bom caráter.
Acredite em você e em seu aluno e acima de tudo acredite no seu TRABALHO, no seu POTENCIAL !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.