quarta-feira, 29 de abril de 2009

Atividades Orientadas na escola

As crianças, durante séculos, na Idade Média (séculos V até XV), não eram vistas como indivíduos em fase especial de desenvolvimento, mas como pequenos adultos. Sendo assim, compartilhavam com os adultos do mesmo espaço da rua, estabelecendo ali diversas relações sociais, independentes das familiares. A responsabilidade pela socialização das crianças era dividida entre os parentes consanguíneos e os outros adultos presentes neste contexto.

Durante o processo de desenvolvimento, o brinquedo tem um papel fundamental. É através de jogos e brincadeiras (realizadas normalmente com um objeto) que a criança trabalha sua relação com o mundo, divide espaços e experiências com outras pessoas, vivencia as mais variadas situações. Brincando a criança é agente, lidando com objetos carregados de mensagens que são continuamente transformadas.

A imagem - Jogos Infantis (1560) – Pieter Bruegel
Nos Jogos Infantis são descritas atividades lúdicas desempenhadas por crianças pouco expressivas – como se nem as brincadeiras permitissem que se afastasse, mesmo das mentes infantis, um certo imaginário temido sempre presente na cultura da Idade Média.

Momentos em nossa escola





Fontes:
A passo de caracol
O Brinquedo e as Atividades Cotidianas de Crianças em
Situação de Rua

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Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.