sexta-feira, 17 de abril de 2009

Hora do Conto - Biblioteca

Segundo Malba Tahan as histórias desenvolvem o poder de observação, treinam a memória, exercitam a inteligência e a lógica, desenvolvem o poder de imaginação e de emoção e intensificam e estendem as relações sociais das crianças. Para o ensino da língua, particularmente, elas enriquecem a experiência, desenvolvem a seqüência lógica dos fatos, dando um sentido de ordem e esclarecem o pensamento, fixam e ampliam o vocabulário da criança, dão formas às expressões à linguagem infantil. Ouvir histórias permanece como uma das paixões mais assumidas e constantes da primeira infância.

A Hora do conto é um valioso recurso pedagógico-cultural em nossa Biblioteca, ajudando a desmistificar a relação do leitor e o livro, propiciando momentos agradáveis de prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral, possibilitando uma ponte entre esta e a literatura escrita. Nossas Bibliotecárias Profª Shirley e Profª Rejane, proporcionam experiências prazerosas a nossas crianças ao contar uma história, introduzindo-as no universo da Literatura.

Nossas Sugestões para Hora do Conto

  • Paixão;
  • Histórias e Conflitos instigantes;
  • Personagens bem delineados;
  • Leitura clara e entonações bem colocadas;
  • Não ser óbvio, nem didático, nem moralista, nem doutrinário, nem preconceituoso (sem a preocupação de passar uma mensagem para o ouvinte);
  • Ser capaz de cativar o ouvinte e suscitar o desejo de novas leituras;
  • Ser capaz de suscitar prazer (provocar arrepios, levar à percepção de novas coisas,ampliar a imaginação etc);
  • encantar por alimentar o nosso imaginário;
  • Emoção, Texto.Adequação, Corpo,Voz,Olhar, Espontaneidade e naturalidade,Ritmo, Clima, Memória,Credibilidade,Pausas e silêncios, o elemento estático.

Prepare a sua sessão de contação de histórias com bastante cuidado, escolha a(s)história(s), estude-a(s) bem, organize a apresentação e pense em um programa para fornecer ao público a que se destina esta história.

Fontes:
- Projeto da Escola
- A hora do conto na biblioteca escolar
- Boa hora para aumentar um ponto no conto
- A leitura compartilhada na hora do conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.