sábado, 18 de julho de 2009

Trabalhando os sentidos - Corpo Humano

A turminha do segundo ano 01 - da Prof Andréa De Carli, finalizando os trabalhos sobre o corpo humano, programou como última atividade algumas experiências com os sentidos.

Inicialmente a turma esava um pouco agitada, e acabava falando antes mesmo do coleguinha adivinhar. Mas depois a estratégia foi trazer quem já tinha ido para auxiliar nas experiências, conduzir.

Podem ter certeza que foi um sucesso, todos queriam cheirar, provar os alimentos e participar das demais experiências programadas. Abaixo além das fotos, um resumo das atividades que fizemos:

1. Paladar: De olhos fechados e em alguns momentos o nariz também, os alunos foram convidados a experimentar frutas e legumas e tentar advinhar de qual se tratava. O nariz fechado é para saber se encontravam diferença no sabor se não senissem o cheiro.

2. Olfato: De olhos fechados os alunos foram convidados a sentir o aroma de várias especiarias e temperos, tendo que advinhar do que se tratava,ou se a mãe já tinha utilizado este cheiro.

3. Audição: Neste sentido trabalhamos diversos sons que saiam de nosso corpo. Trabalhamos sons das mãos - estalar dedos, bater palmas em ritmos diversos, sons dos pés - bater com um pé só, com os dois em ritmos diferentes. Falar baixinho, cochichar, falar alto, gritar. Sons com caixas de fósforos recheadas com materiais diversos - arroz, farinha, pregos...

Também tivemos uma experiência para as crianças perceberem a propagação do som no ambiente. Forramos um pote com um plástico bem esticado, depois distribuimos alguns grãos de arroz; Com uma panela de metal e uma colher de madeira, batemos bem próximo de onde estavam os grãos e os mesmos começaram a pular, mostrando qua o som batia no plástico e fazia os grãos se movimentarem. Quanto mais afastado dos grãos as batidas, menos movimentos aconteciam.

4. Visão: Nesta etapa trabalhamos com a leitura de telas de pintores famosos. Exploramos, cores, objetos, formas, pessoas e o contexto geral das telas. Trabalhamos com Salvador Dali, Van Gogh, Vitor Meireles e Claude Monet.

5. Tato: Nesta atividade foram utilizados livros produzidos para deficientes visuais que exploravam formas, quantidades e a própria escrita, produzidos pela propria professora. Aproveitamos para conversar sobre diversidade e aceitação no grupo sobre as pessoas que possuem diferenças de nós. Ou melhor, que os alunos pudessem perceber que todos nós temos alguma coisa ou muita coisa diferente um do outro.


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Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.