sexta-feira, 1 de julho de 2011

PASSEIO CULTURAL


O processo educativo, em qualquer área de ensino e aprendizagem, tem como objetivo proporcionar aos alunos a utilização de suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de conceitos e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional.

A educação patrimonial consiste em uma metodologia que viabiliza a aprendizagem a partir dos bens culturais e a conservação dos mesmos através de sua valorização.

A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento de um povo e de sua cultura. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem ideias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.

Conhecer a história do município, da região e do Estado em que vivemos é, além de um ato de cidadania, uma questão de memória e identidade. Como entender quem somos sem saber como e porque estamos aqui hoje? O passado explica o presente e nos abre os caminhos para prepararmos um futuro melhor.

As escolas podem e devem participar deste processo de apropriação, através de visitas a museus, arquivos, sítios arqueológicos e bibliotecas públicas.

Neste contexto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Lencina realizou no dia 30 de junho viagem de estudos ao sítio arqueológico de São Miguel e ao Museu a Céu Aberto de Santo Ângelo localizado no entorno da Catedral Angelopolitana que mostra fragmentos da redução de Santo Ângelo Custódio.

Revelados em escavações no início das obras de restauração da praça e da catedral, os resquícios do antigo povoado podem ser vistos em nove janelas arqueológicas, cobertas com vidro anti-impacto. Estão à mostra parte das fundações da torre da primeira igreja e da entrada do pátio que dava acesso aos dormitórios dos padres e ao colégio jesuítico. Também pode ser observado o piso original de cerâmica do antigo templo.

Participaram da viagem alunos do 4º ano, 5º ano e 5ª série, acompanhados das professoras Daiane Rodrigues, Michele Cipolato, Rejane Damião, Sandra Nimitti, Shirlei Escobar, secretária da escola: Josiele Jardim, estagiária: Fabiele Silveira e gestoras: Rosangela Vidoto e Fátima Silveira .

O grupo de estudos teve como orientadora a professora Julieta Schuquel da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a qual a escola agradece o carinho e dedicação com alunos e professores.

(Texto da Profª Julieta Schuquel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.