Nossa Coordenadora Pedagógica, Profª. Sonia Regina Machado da Silva, esteve nos últimos dias 11, 12,13 de agosto, no prédio santo Antônio de Pádua - sala 7, o 2º encontro de Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino, promovido pela equipe do setor pedagógico da SEMEC.
As temáticas foram: Planejamento Pedagógico, Educação interétnica; Concepções de Aprendizagem, Educação e Linguagens, Educação Inclusiva; Ensino de Ciências: Perspectivas Atuais; Educação, Corpo e Historicidade.
A reunião geral do início do segundo semestre ocorreu neste último dia 24/08, no turno da manhã e no turno da tarde, contemplando os professsores e funcionários dos dois turnos.
A abertura da reunião teve uma belíssima mensagem lida e comentada pela diretora Rosângela e pela Vice Fátima, para depois darmos prosseguimento aos assuntos da pauta.
A pauta teve os seguintes assuntos:
Avisos gerais aos professores e funcionários;
Orgazinação das datas no Calendário de Recuperaçao;
No último dia 19/08, às 19 hs, nas dependências da escola, ocorreu reunião com direção, professores e pais em nossa Escola.
Assuntos em pauta:
Cuidados com a Gripe A, onde foram isntalados suportes para uso de álcool em gel;
Foi solicitado aos pais, que as crianças tragam toalhas e copos individuais, lavem bem as mãos;
Dias de Recuperação do recesso Escolar, onde os alunos terão aulas aos sábados;
Eleição da Chapa Única do C.P.M., com 59 votos, ficando assim representado:
Presidente: Julci José Rocha de Oliveira Vice-Presidente: João Antônio Branco de Miranda 1ª Secretária: Shirlei Escobar 2º Secretário: Adão Rodanés Gonçalves Machado 1ª Tesoureira: Fátima Teresinha da Silveira Miranda 2ª Tesoureira: Iolanda Pires da Silveira
Conselho Fiscal Ilvo José dos Santos Jacinta Sebastiani Maristela Brondani Maciel Julio César Della Flora
Suplentes Rosa Clara da Rosa Edison Arantes Neri dos Santos Márcia Cristina Santos de Lima Airton de LIma Altina da Silva Oliveira Alice Oliveira
Outro assunto abordado na reunião foi o PDE - Plano de desenvolvimento na Escola, o qual foi aprovado pelo MEC e nossa Escola aguarda pagamento, sendo que fomos a única Escola Municpal que recebeu resultado positivo sem sofrer alterações.
A Escola ainda está desenvolvendo o projeto com ações que não envolvem remunerações, entre elas, a presença plena de alunos nas salas de aula e sistema de monitoramento implantado para acompanhamento de resultados dos Educandos.
Os resultados dos Educandos do primeiro trimestre, foi visualizado pelos pais durante a reunião.
No último dia 19/08 nosso Conselho Escolar reuniu-se nas dependências da Escola, às 18 hs.
Neste primeiro encontro a reuniõ teve como pauta, a organizaçao dos membros nos cargos específicos dentro do Conselho e iniciaram a análise do modelo padrão de Regimento Escolar proposto pelo município.
O Conselho escolar ficou assim representado:
Presidente: Fátima Miranda Vice-presidente: Sandra Maciel 1ª secretária: Olga Robalo 2ª secretária: Cristiane Pires
Esta semana que antecede o Folclore esta movimentando nossa Bilbioteca escolar.
Criatividade não faltou na dramatização da Prof. Rejane Damião, durante a narração da história A Iara e a poluição das águas, aos alunos das séries iniciais.
A dramatização contou ainda com a presença da aluna Tamires Rodrigues Miranda, da 7ª série 01, que representou magnificamente bem o papel da nossa Iara. Inclusive cada vez que a Iara falava nossas crianças ficavam hipnotizadas com a delicadeza e representação dela.
No inicio e ao final da história, a Prof Rejane conversou com as crianças explorando o conhecimento prévio sobre o assunto que seria abordado e depois momentos de descontração com o relato das crianças sobre o livro.
As boas vindas em nossa escola foram dadas pela Diretora Rosângela e pela Vice Fátima aos alunos do turno da manhã e da tarde, repassando informações e orientações sobre a nova gripe, cuidados com a higiene pessoal, além de informações sobre recuperação das aulas e alguns problemas que ocorreram no período de férias.
Depois da conversa com os alunos, a diretora passou uma apresentação com informações sobre a Gripe A no telão.
Na última sexta-feira dia 14 de agosto, foram reunidos no auditório da Escola Osmar Poppe, professores da rede municipal e estadual de São Luiz Gonzaga para uma orientação geral sobre os cuidados de higiene e sintomas da nova gripe e uma palestra sobre o ECA, com o Juiz Luis Antônio Johson, responsável pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Luiz Gonzaga.
Na palestra o Juiz enfatizou aos professores presentes a necessidade de valorizaçao pessoal do profissional, como um importante membro na formação de nossas crianças e a importância desta formação na inserção social destas crianças. Durante a palestra também foram abordados temas referentes às drogas, delinquência e ressocialização.
A palestra seguinte foi responsabilidade da Srª Maria Inês Miranda que repassou orientações aos professores sobre a nova gripe, cuidados e higienização no ambiente escolar.
Nossa escola se orgulha a cada dia de poder conviver com crianças e jovens tão especiais como os que estão em nossa escola. Mesmo estando afastados por mais este período de férias extendido, não esquecemos de vocês. Parabéns pelo DIA DO ESTUDANTE, a todos nossos alunos que compartilham desta caminhada que é o prazer de aprender.
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV . Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.
Amém.
Como nasceu o dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
A sociedade esta em constante modificação, o futuro, as tecnologias, e todas estas mudanças de certa forma afetam o campo educacional, principalmente no que diz respeito a formação, atualização, e prática pedagógica de nossos professores.
As competências do professor não mudaram, pelo contrário, elas continuam as mesmas, mas exigem neste século XXI, cada vez ações mais criativas, que possam obter dos alunos todo o potencial e disposição para aprendizagem.
O professor criativo é aquele que trabalha com o seu coração, preocupa-se com o que vai compartilhar com seus alunos, não busca apenas informações automáticas no hemisfério direito do seu cérebro.
Se sente confortável com uma retórica, simbolismo, metáfora e design.
Para estimular a criatividade, o professor deve possuir características, atitudes, conhecimentos e comportamentos que lhe permitem criar uma situação total de aprendizagem.
Fonte: El maestro creativo: nuevas competencias Autor:Francisco Menchén Bellón Blog Universidad de Sevilla
Todos os professores e alunos agradecem ao recesso escolar neste período.
Para os alunos, crianças e jovens, hora de dormir até mais tarde, de encontrar os amigos, jogar, passear, conversar, brincar, curtir todos estes momentos prazerosos sem pensar na volta.
Para a grande maioria dos professores, além de um pouco de descanso e momentos em família, férias são aproveitadas para reflexão sobre a caminhada até o momento com seus alunos, cursos e palestras de formação e especialização, além de leituras e muita pesquisa.
Aos professores que já encontram-se conectados nas novas tecnologias de apoio ao ensino e aprendizagem, aproveitem os momentos livres e descubram uma infinidade de opçoes de recursos que podem ser incorporados em projetos a curto e longo prazo.
Mas se você ainda não tem esta opção, não se preocupe, nossa biblioteca municipal tem um excelente acervo de livros para os mais diversos gostos e idades além de contar com computadores que permitem acesso ao público.
Aproveitamos também para deixar algumas sugestões do professor Luis Carlos de Menezes (Físico e educador da Universidade de São Paulo, sabe que um repouso prolongado não é privilégio, mas necessidade de quem trabalha na Educação Básica.)
"Pensando nessas várias situações, me aventuro a sugerir uma lista mínima para as férias, com o objetivo de que seja uma prioridade nesse período especial.
- Quem todos os dias sai às pressas para a primeira aula tem direito a cafés-damanhã preguiçosos. Com ou sem jornal, mas com música suave.
- Quem o ano todo lê textos de alunos e de Educação merece ler, por prazer, um livro de outro assunto que não de trabalho. E escolher outros para ler depois.
- Quem sempre dirige o espetáculo, aula após aula, deve assistir "de camarote" a uma boa peça, a um bom filme ou a seu esporte predileto. É bom fazer reservas.
- Quem tem estado em pé horas a fio - e vai repetir a dose - merece uma boa avaliação física. É bom agendá-la logo."
Livros - Aqui você encontra boas dicas de leitura para curtir no seu tempo livre Acesse - http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/especial-ferias-livros.shtml
DVDs - Aventura, comédia, drama ou documentário? Acesse - http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/especial-ferias-dvds.shtml
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série. Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda. Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina. O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.