As crianças, durante séculos, na Idade Média (séculos V até XV), não eram vistas como indivíduos em fase especial de desenvolvimento, mas como pequenos adultos. Sendo assim, compartilhavam com os adultos do mesmo espaço da rua, estabelecendo ali diversas relações sociais, independentes das familiares. A responsabilidade pela socialização das crianças era dividida entre os parentes consanguíneos e os outros adultos presentes neste contexto.Durante o processo de desenvolvimento, o brinquedo tem um papel fundamental. É através de jogos e brincadeiras (realizadas normalmente com um objeto) que a criança trabalha sua relação com o mundo, divide espaços e experiências com outras pessoas, vivencia as mais variadas situações. Brincando a criança é agente, lidando com objetos carregados de mensagens que são continuamente transformadas.
A imagem - Jogos Infantis (1560) – Pieter Bruegel
Nos Jogos Infantis são descritas atividades lúdicas desempenhadas por crianças pouco expressivas – como se nem as brincadeiras permitissem que se afastasse, mesmo das mentes infantis, um certo imaginário temido sempre presente na cultura da Idade Média.
Momentos em nossa escola
Fontes:
A passo de caracol
O Brinquedo e as Atividades Cotidianas de Crianças em
Situação de Rua
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