domingo, 17 de julho de 2011

Círculo de Pais e Mestres

A confraternização dos integrantes do Círculo de Pais e Mestres do 1º semestre aconteceu no dia 15 de julho de 2011.

A conversa estava animada, com a presença das famílias e uma galinhada gostosa, preparada pelo integrante Ilvo Albrecht.

Obrigada Pais e Professores pelo belíssimo trabalho de equipe que ralizamos nesta gestão. Parabéns e sucesso nas novas promoções!




Mostra de Trabalhos

Alunos e Professores realizam Mostra dos Trabalhos realizados no 1º semestre de 2011. Parabéns para todos que participaram, organizaram e apresetaram seus trabalhos desenvolvidos para a comunidade educativa!




terça-feira, 12 de julho de 2011

FORMATURA DO PROERD

As turmas do 5º ano e 6ª série da escola participaram durante o primeiro semestre do Projeto - PROERD - (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violênica), com aulas semanais, ministradas pela soldado Carla Henrich do 14º BPM, os alunos atendidos no projeto aprendem como dizer não às drogas e à violência, com aulas dinâmicas e de troca de experiências.

E na noite do dia 07 de julho de 2011, no Clube União Operária, às 19 horas aconteceu a solenidade de formatura das turmas que tiveram a grandiosa oportunidade de participar do projeto.

Entre os alunos participantes foi desenvolvido um concurso de redação sobre os temas aborados durante às aulas.

Assim, nossa escola ficou classificada com o 2º lugar na categoria 4ª série e 5º ano, com a redação da aluna Andriele Moreira do 5º ano, que teve como orientadora a Profª Michele Cipolato e aluna Vanessa Souza da turma da 6ª série levou o prêmio de 4º lugar na categoria 6ª série, orientada pela Profª Jerusa Dutra.

Parabéns alunas e professoras pelo empenho e dedicação!


domingo, 10 de julho de 2011

Festa Junina

A Festa Junina da Escola foi um sucesso, com a participação dos alunos, pais, visitantes, professores, funcionários... foi uma bela festa com muita alegria, paz, e crianças felizes! Tudo estava perfeito, e Deus nos agraciou com um dia maravilhoso...

Obrigada a toda a comunidade escolar por mais uma atividade realizada com muita Paz!

Vamos dar uma espiadimha no que aconteceu durante o evento?
Há tinha dança, comidas típicas, apresentações, desfile caipira....

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Xadrez





A turma do 5ºano está ajudando os colegas da turma do 3ºano a aprenderem a prática do jogo de xadrez.

Oba! alunos dividindo o saber que maravilha!



Informática

Os alunos das séries iniciais, estão adorando as aulas práticas no laboratório de informática da escola.

Nossos pequeninos estão sendo auxiliados pelas professores regentes, professoras Shirlei, Maristela e Rejane.

Vamos dar uma olhadinha... há vamos observar os rostinhos felizes dos nossos alunos e professores pelo sonho realizado!


Alunos recebem mimos

O Bom-dia e o boa-tarder da escola estavam animados no dia de hoje, seis de julho, os alunos receberam mimos pela participação da Trilha Cultura Francisca Lencina, pela apresentação na Escola Infantil Alice Nunes, cantamos parabéns para os aniversariantes do dia..., há recebemos carinhosamente a Profª Cleci que retornou da Licença saúde, agora recuperada...
E também hoje nos despedimos da Profª Rosa Budel que estava substituindo a Profª Cleci, enfim tudo acontecendo de forma feliz, alegre e animada na escola!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Viagem de Estudos - AÇÃO PDE

Viagem de estudos para alunos das séries: 4º ano, 5º ano e 5ª série, proporcionou emoção, conhecimento, cultura, arte, entusiasmo, descoberta e muita felicidade para todos que participaram desta Ação do Plano de Desenvolvimento da Escola, visualize algumas imagens e momentos inesquecíveis para nosso grupo da viagem...


v>

PASSEIO CULTURAL


O processo educativo, em qualquer área de ensino e aprendizagem, tem como objetivo proporcionar aos alunos a utilização de suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de conceitos e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional.

A educação patrimonial consiste em uma metodologia que viabiliza a aprendizagem a partir dos bens culturais e a conservação dos mesmos através de sua valorização.

A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento de um povo e de sua cultura. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem ideias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.

Conhecer a história do município, da região e do Estado em que vivemos é, além de um ato de cidadania, uma questão de memória e identidade. Como entender quem somos sem saber como e porque estamos aqui hoje? O passado explica o presente e nos abre os caminhos para prepararmos um futuro melhor.

As escolas podem e devem participar deste processo de apropriação, através de visitas a museus, arquivos, sítios arqueológicos e bibliotecas públicas.

Neste contexto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Lencina realizou no dia 30 de junho viagem de estudos ao sítio arqueológico de São Miguel e ao Museu a Céu Aberto de Santo Ângelo localizado no entorno da Catedral Angelopolitana que mostra fragmentos da redução de Santo Ângelo Custódio.

Revelados em escavações no início das obras de restauração da praça e da catedral, os resquícios do antigo povoado podem ser vistos em nove janelas arqueológicas, cobertas com vidro anti-impacto. Estão à mostra parte das fundações da torre da primeira igreja e da entrada do pátio que dava acesso aos dormitórios dos padres e ao colégio jesuítico. Também pode ser observado o piso original de cerâmica do antigo templo.

Participaram da viagem alunos do 4º ano, 5º ano e 5ª série, acompanhados das professoras Daiane Rodrigues, Michele Cipolato, Rejane Damião, Sandra Nimitti, Shirlei Escobar, secretária da escola: Josiele Jardim, estagiária: Fabiele Silveira e gestoras: Rosangela Vidoto e Fátima Silveira .

O grupo de estudos teve como orientadora a professora Julieta Schuquel da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a qual a escola agradece o carinho e dedicação com alunos e professores.

(Texto da Profª Julieta Schuquel).

FUTSAL NA ESCOLA FRANCISCA

As tardinhas são animadas na quadra da Escola Francisca Lencina, pois a garotada tem a oportunidade de praticar esportes, fazer exercícios, cultivar amizades e é claro com disciplina, organização e também com o acompanhamento voluntário de um pai de aluno de nossa escola. O Senhor e ex-aluno também: Telmo Antunes Ferreira, que coordena o grande grupo de alunos voluntariamente em prol dos meninos da escola e comunidade local. O trabalho tem a colaboração de outros voluntários: Gabriel Lobo, Ercolano Lubas e Francisco Ferandes.

A Direção da Escola apoia o trabalho que está sendo realizado, acreditando que através de ações voluntárias, de trabalho realizado em parceria, a educação pode ser melhor e as crianças orientadas, praticando atividades esportivas estão longe das drogas, de tudo que não traz benefícios para o seu desenvolvimento.

Parabéns aos Senhores voluntários, que continuem ajudando estes meninos e desenvolvendo as práticas esportivas na comunidade.




Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.