terça-feira, 28 de julho de 2009

Baú da Leitura

O BAÚ DA LEITURA é um projeto do municipio, através da SEMEC.
O baú percorre as escolas a fim de levar leitura para os pais, alunos, professores, funcionários. Cada baú é para um segmento e fica um determinado tempo nas escolas, tem um bom acervo e as crianças adoram. Neste ano os pais também puderam fazer a retirada de livros.




segunda-feira, 27 de julho de 2009

Entrando em Férias - Aniversariantes do mes - 2º ano 02

Sucesso mesmo foi o último dia de aula no 2º ano 02 da Profª Shirlei. Com a ajuda da Profª. Rejane Damião as duas prepararam uma surpresa e tanto a para os aluninhos.

A festa estava organizada com tudo que tinha direito - balões, refrigerantes, bolo...
E o motivo?
Finalizar com chave de ouro o 1º semestre e comemorar o aniversário de todos os alunos deste periodo.
Preparação:
A profª Rejane e a Profª Francilene encarregaram-se também da maquiagem das meninas para festa. Depois disto envolvidos em um clima de magia, com a Profª Shirlei caracterizada e a sala de aula enfeitada, os alunos foram convidados a adentrar e escutar uma maravilhosa história. Após este momento a festa que aconteceu foi maravilhosa, onde todos podem conferir pelas fotos abaixo.

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

Nossa escola no 2º Café com Ciência

Nossas professoras Rejane de Fátima Damião e Rosmere da Silveira, participaram no ultimo dia 20 de julho, do 2º Café com Ciência, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura. A palestra foi conduzida pela Profª Cristiane Stamberg, trazendo nas experiências e falas, o tema: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

domingo, 26 de julho de 2009

Entrando em Férias... Atividades e Oficinas

Quadro "Brincadeira de Criança" do artista plástico Ivan Cruz

Na última quinta-feira, dia 23 de Julho, nossos alunos de 5ª a 8ª séries realizaram pela manhã vários jogos inter-séries e nossas crianças das séries iniciais, dirigiram-se a Praça Cícero, onde realizaram diversas oficinas, sob a Coordenação e Organização da Profª. Sonia Regina Machado da Silva.

As oficinas com brincadeiras e atividades físicas foram divididas nos vários espaços da Praça Cícero, e a cada passagem de tempo, determinado pela Coordenadora, ao som do apito, os grupos trocavam para a próxima atividade.

Atividades programadas:
  1. Futebol
  2. Bola no arco
  3. Bola ao túnel
  4. Defende a bola
  5. Troca - troca na roda
  6. Evolução com a bola
  7. Parque
Nas fotos abaixo podemos ter certeza da animação e envolvimento das crianças e professoras nas atividades e a certeza de que mais atividades como esta farão parte de nossa escola.

Ah!! não podemos deixar de mencionar, o maravilhoso piquenique realizado pelos alunos do 2º ano 01 e do 1º ano, antes e iniciarem as oficinas.






BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Dia do amigo na escola

Pelo turno da manhã e pelo turno da tarde neste dia do amigo nossa escola realizou programações diferenciadas próximo ao horário de intervalo.

A diretora de posse da palavra desejou a todos os alunos da manhã um excelente dia do amigo com a mensagem "Ombros".

Após esta reflexão inicial, os alunos assistiram uma montagem de diversas fotos tiradas nos eventos em que a escola organizou.

Depois da sessão de fotos foram convidados a assisir ao filme "Antes de partir", escolha do Prof. Júlio. O filme narra a história de dois homens com câncer terminal decidem viajar pelo mundo juntos, realizando os últimos desejos de suas vidas. Dirigido por Rob Reiner (Questão de Honra) e com Jack Nicholson, Morgan Freeman e Sean Hayes no elenco. São muitos os valores embutidos no filme: a amizade, o carinho da família, a humildade... sentimentos estes que nossas crianças e jovens precisam diariamente ouvir falar e compartilhar.

Agradecemos também a merendeira, funcionária e demais professores que auxiliaram na distribuição de pipocas aos alunos, no início da exibição do filme.

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.




No horário da tarde, os alunos também assistiram a uma linda mensagem sobre amizade com os personagens da Disney e ouviram a importancia de se ter um amigo, através das palavras de nossa diretora.

Assistiram ao filme com a montagem de fotos das atividades realizadas até este período e no intervalo a espera da distribuição das pipocas para nossa sessão de cinema, cantaram junto ao som da Música Amigo Do Peito da Banda Legal.

Amigo palavra de se falar
Às vezes difícil de se guardar
Que bom ter você amigo de coração
Perto ou longe nunca desista não
Um abraço, um aperto de mão
Amigo, tenha Deus no coração

Amigo do peito
Amigo irmão
Amigo é aquele que estende a mão
Nas horas difíceis
Amigo de fé
Está sempre pronto para o que der e vier.

É tão bom ter um amigo
E poder contar contigo
Sem ter hora e lugar
Sem ter medo de te procurar

Os alunos da tarde assistiram ao filme Kung Fu Panda. O filme narra a história de um urso panda desajeitado que é escolhido para cumprir uma profecia, o que faz treinar com seus ídolos do kung fu. Com vozes de Jack Black, Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Lucy Liu, Seth Rogen, Jackie Chan e Michael Clarke Duncan. O filme raz importantes mensagens como trabalho em equipe, acreditar em realizar sonhos, importância de ter alguem com quem contar...

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.


sábado, 18 de julho de 2009

Palestra sobre Conscientização Ambiental 4Rs SENAC

Palestra promovida pela equipe do SENAC nos dias 14 de Julho - 8:30hs - 5ªs e 6ª séries e dia 15 de Julho - 7ªs e 8ª séries.

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a quantidade crescente de resíduos, produzidos principalmente nas cidades, cujo as populações cada vez mais dependem de novos tipos de matéria-prima.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais, a equipe do SENAC esteve na escola, debatendo ações para amenizar esses problemas. A equipe deu ênfase nos 4Rs:

  • Reeducar: conhecer e perceber o problema.
  • Reduzir: em casa, na escola, no trabalho e em atividades de lazer, devemos diminuir o consumo de materiais.
  • Reutilizar: sempre é possivel novos usos para os diversos materiais, como embalagens plásticas, folhas metálicas, madeiras, papel, fios, fitas...
  • Reciclar: é recuperar os diferentes materiais que compoem o lixo para usá-los como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
A reciclagem além de reduzir a quantidade de lixo, economiza água, energia e matéria-prima.

Trabalhando os sentidos - Corpo Humano

A turminha do segundo ano 01 - da Prof Andréa De Carli, finalizando os trabalhos sobre o corpo humano, programou como última atividade algumas experiências com os sentidos.

Inicialmente a turma esava um pouco agitada, e acabava falando antes mesmo do coleguinha adivinhar. Mas depois a estratégia foi trazer quem já tinha ido para auxiliar nas experiências, conduzir.

Podem ter certeza que foi um sucesso, todos queriam cheirar, provar os alimentos e participar das demais experiências programadas. Abaixo além das fotos, um resumo das atividades que fizemos:

1. Paladar: De olhos fechados e em alguns momentos o nariz também, os alunos foram convidados a experimentar frutas e legumas e tentar advinhar de qual se tratava. O nariz fechado é para saber se encontravam diferença no sabor se não senissem o cheiro.

2. Olfato: De olhos fechados os alunos foram convidados a sentir o aroma de várias especiarias e temperos, tendo que advinhar do que se tratava,ou se a mãe já tinha utilizado este cheiro.

3. Audição: Neste sentido trabalhamos diversos sons que saiam de nosso corpo. Trabalhamos sons das mãos - estalar dedos, bater palmas em ritmos diversos, sons dos pés - bater com um pé só, com os dois em ritmos diferentes. Falar baixinho, cochichar, falar alto, gritar. Sons com caixas de fósforos recheadas com materiais diversos - arroz, farinha, pregos...

Também tivemos uma experiência para as crianças perceberem a propagação do som no ambiente. Forramos um pote com um plástico bem esticado, depois distribuimos alguns grãos de arroz; Com uma panela de metal e uma colher de madeira, batemos bem próximo de onde estavam os grãos e os mesmos começaram a pular, mostrando qua o som batia no plástico e fazia os grãos se movimentarem. Quanto mais afastado dos grãos as batidas, menos movimentos aconteciam.

4. Visão: Nesta etapa trabalhamos com a leitura de telas de pintores famosos. Exploramos, cores, objetos, formas, pessoas e o contexto geral das telas. Trabalhamos com Salvador Dali, Van Gogh, Vitor Meireles e Claude Monet.

5. Tato: Nesta atividade foram utilizados livros produzidos para deficientes visuais que exploravam formas, quantidades e a própria escrita, produzidos pela propria professora. Aproveitamos para conversar sobre diversidade e aceitação no grupo sobre as pessoas que possuem diferenças de nós. Ou melhor, que os alunos pudessem perceber que todos nós temos alguma coisa ou muita coisa diferente um do outro.


Trabalhos de ARTES

A professora de Artes - Sônia M. Ferreira Barbosa, convida a todos para visualizar os trabalhos dos alunos de 5ª a 8ª séries. Os alunos trabalharam técnicas de desenho espelhado de dois lados e quatro lados, desenho livre e mosaico.

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes. A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.

sábado, 11 de julho de 2009

Formatura de nossos alunos da 4ª série - PROERD

No úlimo dia 09 de Julho, quinta-feira, na Associação dos Moradores do Bairro da Gruta, nossa escola participou da cerimônia de formatura de nossos alunos das 4ªs. séries que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Parabéns a Brigada Militar, em especial ao 14º BPM aqui de nossa cidade, por este trabalho maravilhoso que realiza todos os anos com as escolas, e parabéns ao policial Sd. Ivo, por sua dedicação incansável na aprendizagem de nossas crianças em busca do fortalecimento do combate ao uso de drogas e violência.



Nossos alunos antes da abertura oficial de Formatura


BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


A Secretária Municipal de Educação e Cultura Lena Sarmento, entre nossa diretora Rosângela e Vice-diretora Fátima e nossas professoras da 4ª série - Luciane e Irene.

Nossa Diretora Rosângela Vidoto, a Secretária Muncipal de educação e cultura Lena Sarmento e nossa Vice-diretora Fátima Miranda.


Mais fotos dos momentos na Formatura
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


Abertura da Formatura


Homenagem dos alunos ao Sd. Ivo


Diretora Rosângela falando em nome das demais Escolas


Encerramento, música do Proerd

Formação continuada: Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem

Nossas professoras Simone e Selma, participaram do curso de Formaçao Continuada, Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, promovido pela SEMEC, dentro da proposta do Ministério da Educação, em seu 1ª parâmetro Oficial, após, a implantação do Ensino Fundamental de nove anos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Encerramento do projeto PROERD

No dia 07 de Julho de 2009 - terça-feira, foi realizado em nossa escola o último encontro com os alunos das 4ªs séries e o policial militar Sd. Ivo Agnes, instrutor do PROERD, no qual ele fez o ensaio para a formatura no dia 09/07/2009 e seus agradecimentos aos alunos.

Em seguida a Prof. Irene fez seus agradecimentos em nome das turmas e demais professoras - Luciane e estagiária Angela - usando as palavras: "Nosso agradecimento ao Sr. Sd. Ivo pelo trabalho realizado pois é de relevada importância, e tenho certeza que nossos alunos cresceram e mudaram bastante, porque esta é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento coletivo e individual, onde aprenderam os momentos certos em dizer o sim ou o não."

Após foi entregue uma placa com os dizeres:
"Homenagem ao policial Sd. Ivo - Que Deus o abençoe. Direção, professores e alunos da 4ª 1 e 2."

Encerrrou a homenagem a Diretora Rosângela com seus agradecimentos e votos de sucesso e vitórias a todos.

Ouvinte da Rádio Missioneira presenteia aluno da escola

Rádio Missioneira realiza sonho de criança de ter uma bicicleta. O aluno Evertom, Estudante de nossa escola, teve um aniversario diferente, recebendo um grande presente, uma bicicleta.

A bicicleta foi doada por um ouvinte do Jornal da Manha, que não quis se identificar, mas que ao ouvir a solicitação de Nivaldo Maciel no microfone da Emissora, ficou sensibilizado, e realizou esta boa ação que serve de exemplo para muitos. O material escolar que o menino recebeu foi doado pela Rádio Missioneira.

A escola agradece as doações da Rádio, do ouvinte e da Agente de Saúde da Vila Harmonia Cristina, incansável em seu trabalho com a comunidade.

Confiram a matéria na página da Radio Missioneira.

Curso Excelência em Atendimento - SEMEC / SENAC

Nossa diretora Rosângela nos dias 3 e 4 de julho, esteve participando do curso Excelência em Atendimento, uma parceira entre SEMEC e SENAC. O curso foi ministrado por César Augusto Pancinha Costa, consultor empresarial, especializado na excelência no comportamento humano, com mais de 15 anos atuando na área.

Gestar Lingua Portuguesa

Nossa professora de Lingua Portuguesa/espanhol, Olga Robalo, esteve participando neste último dia 23 de Junho.

Programa GESTAR II- Gestão da Aprendizagem Escolar, do Ministério da Educação. Este Programa é uma das Ações do PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional e oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Competências e habilidades no Ensino de história e geografia

Nossa professora Sandra Nimiti participou no último dia 25 de Junho do encontro de estudo com outros professores da rede e o grupo pedagógico da SEMEC. Entre os assuntos abordados, o questionamento principal - Que competências e habilidades são necessárias para nos dias de hoje trabalhar história e geografia em sala de aula?

sábado, 4 de julho de 2009

FESTA JUNINA NA ESCOLA

Nossa festa foi um sucesso. Um grande público estava presente prestigiando a Festa Junina de nossa Escola neste último dia 01 de Julho. Entre as atrações tivemos as apresentações dos alunos da escola, Brechó, barraquinhas de doces, salgados, pescaria, quentão, cachorro-quente, maçã do amor, além de uma apresentação especial ao final da festa do Grupo Garotos de Rua (Hip Hop).

Abaixo podemos conferir algumas fotos da organização inicial das barracas e dos professores, funcionários e pais do CPM que auxiliaram nas barracas.



Ah!! Não podemos esquecer também de elogiar o traje tipicamente caipira de algumas de nossas professoras.



Vídeo do Grupo Garotos de Rua





E abrindo o show desta noite, como as festanças lá no sertão, onde tem bastante batata e feijão, cultivando a tradição, vem ao parco, para o aprauso de todos.

A 6ª série única, com o Jogral: "São João no Sertão"

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


E tem, tem, sim senhor! Tem quentão, tem fesa e tem baião! E tem pipoca ai gente? Com a 3ª série e a 4ª 1, "Tem pipoca, tem!"

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


E não interessa a forma que vem, na fesa de são joão, tudo vem bem! É sapato, sapatinho ou sapatão? É de sapatilha que a 6ª série única vem...

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


Na fesa de são joão, dá uma vontade doidinha de dançar a tradição de são joão... É na animação que os 2º anos vem, dançando uma boa quadrilha!

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.


E é com o povão que se mexe a pipoca e o quentão! Tudo isso é muito bão! Com a 4ª 2... "Mexe, mexe, que é bom!

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


De tanto mexer, pular, dançar, o PRÈ tambem quer rebolar! Aí vem o Prezinho pra "Estourar a pipoquinha!"....

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


E subindo, um degrauzinho, dos pequeninos, amarrando os coraçoezinhos, na festinha da Lencina, o 1º ano só no "Anarriê"!

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


Baendo o coração, também bate uma grande emoção... Bate o pé e bate a mão! E de 5ª a 7ª "Bate a sola da bota".

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


Muita rizada neste friozão! E para esquentar o povão, as 5ªs séries vem fechando as apresentações, dançando "Anarriê".

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Vista frontal da escola
A escola conta com 281 alunos do pré-escolar a 8ª série.
Na direção Gestão 2009 estão representandoa Escola as Profªs. Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto e Fátima Teresinha da Silveira Miranda.
Na história da escola atuaram em torno de oito diretoras respresentando com muito esforço a Escola Francisca Lencina.
O CPM da escola é atuante, participativo e tem como presidente e vice-presidente os Srs. Julci Rocha de Oliveira e João Antônio Branco de Miranda. Tem uma equipe de pais que contribnuem muito para que a escola cumpra com seu papel de escola alegre e compromissada com a educação.